O Instituto de Psicologia da UERJ, em parceria com o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio – Cáritas RJ, promove o projeto de “Socialização e Inclusão Social – movimento dos grupos sociais” do Instituto de Psicologia da UERJ, através de oficinas e rodas de conversas mensais. Este projeto é realizado por alunos do curso de Psicologia, sob a supervisão da Docente, Doutora Heloisa Helena Ferraz Ayres. A fundamentação teórica norteadora das reflexões e discussões na participação do projeto baseia-se na Concepção Psicossocial Integrada (AYRES,2012), associada à Teoria de Morin, 2007. As oficinas e rodas de conversa partem de uma metodologia vivencial participativa, permitindo tanto a ampliação de conhecimentos e práticas dos facilitadores/Graduandos em sua formação profissional e humana, quanto ao auxílio direto a refugiados e solicitantes de refúgio. Estas oficinas e rodas de conversa promovem práticas que facilitam a experimentação e a aprendizagem da atuação em diversos papéis no âmbito social, objetivando acolher e ao mesmo tempo promover a reflexão sobre a realidade de refugiados e solicitantes de refúgio do Rio de Janeiro, mediante o fornecimento de informações e conteúdos organizacionais e do trabalho que auxiliem os migrantes nos seus desafios.
Os migrantes possuem diferentes graus de escolaridade tanto do fundamental ao ensino superior, a maioria no processo migratório e cultural vem ao Brasil em busca de melhores condições de vida. O projeto possibilita a atenuação de suas dificuldades nesse processo, podendo facilitar com os temas desenvolvidos nas oficinas, sua inserção no mercado. Os temas das oficinas são de fundamental interesse para esse propósito e escolhidos pelos migrantes de acordo com seus interesses e necessidades apresentadas. Algumas oficinas que são ministradas pelos Graduandos são: Currículos Criativos, Entrevista de Emprego, Empreendedorismo. A partir dos conhecimentos, valores compartilhados, na crença do ser humano e seu potencial de realização, o projeto continua sua importante atuação e envolvimento com caminhos que contribuem para uma inclusão social de migrantes em estado de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que contribui para a pesquisa de Psicologia no tema e forma estudantes críticos frente aos problemas sociais.
Referências:
AYRES, H. H. F. Conselhos de Gestão de Parques: grupos sociais em movimento? Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS, 2012.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 3ªed., 2007.

Registro de Oficinas ministradas remotamente – 2021.