Quem somos

A InterAção Jr, a Empresa Júnior de Psicologia do Instituto de Psicologia da UERJ, é um projeto formado por estudantes de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que busca garantir os interesses, valores e objetivos de seus membros, buscando promover o desenvolvimento humano através da participação efetiva de toda a equipe.

Nossa área de atuação abrange todos os segmentos da Psicologia, com ênfase na Psicologia Social. A InterAção Jr. atua junto à comunidade interna (parceiras UERJ), e comunidade externa (Clientes e Parceiros). Seu produto é a Consultoria de Projetos em Psicologia.

A História - Um Projeto Coletivo

A fundação da InterAção Jr, em 2006, surge de uma demanda dos estudantes do Estágio em Psicologia do Trabalho e Organizacional, em um processo que buscou integrar as expectativas de estudantes, professores e Direção do Instituto de Psicologia (IP), considerando como essencial aproximar a teoria à prática.

O grupo, a partir de discussões com os diferentes segmentos do IP, definiu como “negócio” da InterAção Jr., a educação, ou seja, a formação, a qualificação profissional dos estudantes e a disseminação de novas práticas no campo da Psicologia.

Neste sentido, este deve ser concebido a partir da promoção de reflexões críticas sobre os saberes e fazeres vigentes no exercício da Psicologia e da busca de práticas inovadoras que venham a contribuir para o desenvolvimento científico e social.

2018 – Hacking Rio

A partir de um iniciativa da BitWebJR e com o apoio do InovaUerj, foi formada uma equipe multidisciplinar chamada “Legends”, com representantes das duas empresas juniores, a fim de competir no evento na categoria “Esportes”. Ficamos no TOP 5 das melhores equipes nesta categoria!

2018 – Capa do Jornal O Globo Tijuca

Reconhecimento em um matéria que foi publicada no dia 24 de maio pelo jornal, apresentando as empresas juniores da UERJ como modelo de resistência em tempo de crise do Estado do Rio de Janeiro.

2012 – Prêmio em projeto inovador da UERJ

A InterAção Jr. concorreu com outras empresas juniores e foi beneficiada em um edital de apoio às empresas júniores da UERJ.

2012 – Regularização da InterAção Jr.

Após anos de estudos e desafios para consolidar a fundação da empresa júnior legalmente, em maio deste ano, a InterAção Jr. foi registrada com CNPJ e Estatuto Social.

2006 – Criação da Empresa Júnior

A partir de uma demanda dos estudantes do Estágio em Psicologia do Trabalho e Organizacional (SPA/IP/UERJ), buscou-se integrar a teoria à prática através da criação da empresa júnior de Psicologia da UERJ.

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento humano com comprometimento ético, contribuindo de forma inovadora com o ensino, a pesquisa e a prática da Psicologia nos seus diversos campos de atuação.

Nossa Visão

Ser uma Empresa Júnior de referência, sendo reconhecida pela formação de profissionais qualificados e diferenciados, a partir da inserção bem sucedida dos empresários juniores no mercado de trabalho.

Nosso Pilares

Empreendedorismo Empreendedorismo

Identificar e aproveitar as oportunidades de forma contínua, criativa e ousada assumindo as responsabilidades por suas ações e resultados.

Excelência na atuação Excelência na atuação

Pautar a atuação no planejamento, transparência, qualidade e acompanhamento dos resultados das ações.

Ética Ética

Respeitar e cumprir o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia e o Código de Ética do Movimento Empresa Júnior primado pela valorização do ser humano de forma integrada, levando em conta os seus aspectos subjetivos, emocionais e cognitivos.

Diálogo Diálogo

Possuir transparência na comunicação e valorizar o diálogo, sendo fidedigno, claro e preciso na transmissão de informações em sua totalidade, bem como estar apto a promover e receptar a livre circulação de ideias, críticas e sugestões.

Equipe Equipe

Favorecer o trabalho em equipe, valorizando a qualidade do relacionamento interpessoal, através da participação efetiva de todos os integrantes e de relações de cooperação, apoio e confiança.

Conhecimento Conhecimento

Criar, desenvolver e consolidar o conhecimento, fundamentando todas as ações da empresa através de pesquisa e processos de aprendizagem, proporcionando assim a capacitação e atualização de seus integrantes, a produção e a transmissão de conhecimento.

Nossa Equipe

Nossa equipe é formada por estudantes que demonstram interesse em ingressar na InterAção Jr. e passam pelo nosso processo de Integração. Esse processo é realizado duas vezes por ano (uma vez por período) possibilitando uma renovação dos membros da equipe e uma maior experiência de aprendizado e troca entre os mesmos.

Equipe Técnica

Vítor de Paula Pereira

Elaboração e Supervisão

Projeto de Extensão

Psicologia do Trabalho e Organizacional ênfase nos processos organizacionais e orientação ao funcionamento da Empresa Júnior do Instituto de Psicologia.

Prof.ª e Psicóloga Heloisa Helena Ferraz Ayres

CRP CRP 05-4822