Competências

Você sabe o que é “competência”?

 Competência é uma combinação entre conhecimentos, experiências, comportamentos, e o saber fazer. Ela é o “tomar a iniciativa”, o “assumir a responsabilidade” do indivíduo diante de situações com as quais se depara. De nada adianta ter conhecimento teórico se você jamais o aplicou em situações em que aquilo se faz necessário, e nem ao menos sabe definir que contextos demandam determinadas atitudes. Sendo assim, a competência envolve ter o domínio teórico, técnico, e o domínio do contexto e das pessoas que ali se inserem. Aqui vamos tratar de competências importantes no ambiente organizacional e do trabalho. Schippmann (2010) afirma que as competências são capacidades humanas demonstradas através de comportamentos, mas que possuem aspecto mensurável e são relevantes para a organização.

As exigências do mercado de trabalho mudaram ao longo do tempo, e a capacitação é cada vez mais demandada, sendo cobrada nos mais altos níveis possíveis. 

Para que saibamos quais são as competências que estão fortemente presentes em nossa identidade, e quais delas estão mais enfraquecidas, é necessário que passemos por um processo de autoconhecimento. Todavia, precisamos ressaltar que nada em nós é estável, e sendo assim, o autoconhecimento não é um trabalho de meio período. Ele é o próprio processo da vida e incorpora tudo o que acontece nela! Para Edinger (2004), no processo de autoconhecimento o indivíduo coleta pedaços de si mesmo. É um processo que vai se desenvolvendo aos poucos, uma tarefa para a vida toda.

Considerando a pessoa que é hoje, você é capaz de analisar suas experiências e conhecimentos adquiridos, juntamente dos comportamentos que têm reproduzido tanto na esfera individual quanto social ultimamente? Fazendo essa autoavaliação, quais das competências apontadas aqui você acredita que estejam altamente desenvolvidas, e quais você acha que ainda precisam ser trabalhadas em si mesmo?

As exigências do mercado de trabalho mudaram ao longo do tempo, e a capacitação é cada vez mais demandada, sendo cobrada nos mais altos níveis possíveis. Entretanto, ainda que essas exigências sejam bastante mutáveis, podemos afirmar que há atualmente um conjunto de cinco competências muito valorizadas por quase todas as organizações. Assim, podemos mencionar as competências consideradas essenciais, habilidades fundamentais para o convívio dentro do ambiente de trabalho organizacional; e também as competências complementares, habilidades mais secundárias, mas que atuam sempre em conjunto com as competências essenciais. Dentre as competências essenciais, estão as seguintes habilidades:

     1.    Relacionamento Interpessoal/ Empatia

capacidade de manifestar atenção e interesse real pelo outro, a partir de sua perspectiva, mostrando-se aberto às diferentes opiniões, criando um clima de confiança e abertura.

     2.   Comunicação Interpessoal

capacidade de expressar ideias e de ouvir os demais, estabelecendo assim, um diálogo dentro de uma relação de confiança, de modo a favorecer um clima receptivo.

     3.   Empreendedorismo / Iniciativa

 capacidade de agir prontamente sem depender de instruções alheias e atuar com determinação em situações de crise. Inclui ter um espírito empreendedor, realizando ações para criar novas oportunidades ou evitar crises futuras.

     4.   Trabalho em equipe

capacidade de trabalhar cooperativamente com outros, harmonizando os interesses particulares aos interesses do grupo e orientando-se para o alcance de um objetivo comum.

      5.   Participação efetiva

   refere-se à participação e interação com o grupo, à capacidade de envolver-se com o  objetivo do grupo, de  sentir-se comprometido, de perceber a importância do seu trabalho para o resultado final. Este indicador tem como referência a assiduidade e a pontualidade.

[…] e também as competências complementares, habilidades mais secundárias, mas que atuam sempre em conjunto com as competências essenciais.[…]

É importante conhecermos também as competências complementares, listadas abaixo, juntamente de sua definição conceitual:

     1. Assertividade

capacidade de expressar a sua opinião, de tomar uma posição clara, transparente, ou seja, anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte, demonstra segurança, sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.

     2. Responsabilidade

capacidade de entendimento do que tem a cumprir e os compromissos assumidos em relação à função exercida. 

     3. Liderança

capacidade de conduzir, de estar à frente de outras pessoas, influenciando-as a participarem e se envolverem ativamente no trabalho.

     4. Criatividade

capacidade de conceber ideias novas, dar sugestões aplicáveis ao trabalho.

     5. Flexibilidade

capacidade de aceitar e adaptar-se com agilidade e eficácia a situações novas. Implica em facilidade de rever processos, hábitos e atitudes que se mostrem incompatíveis com as mudanças requeridas.

     6. Planejamento / Organização

capacidade de planejar as diversas atividades de forma ordenada e racional do trabalho, utilizando-se de métodos que possibilite determinar prioridades, divisões, atendendo da melhor maneira as necessidades do serviço.

 

Referências:

Schippmann,  J.  S.  (2010).  Competencies,  job  analysis, and  the  next  generation  of modeling.  In J.  C.  Scott & D.   H.   Reynolds   (Orgs.), Handbook   of   workplace assessment (pp.   197-231).  San  Francisco:  Jossey-Bass.

Edinger, E. F. (2004). Ciência da alma: uma perspectiva junguiana. São Paulo: Paulus, 78.