O Jovem e a Iniciação ao Trabalho em uma Perspectiva de Inclusão Social

Partindo das discussões sobre políticas públicas promovidas dentro do Estágio de Psicologia do Trabalho e Organizacional do Instituto de Psicologia da UERJ, nasceu o projeto de extensão O Jovem e a Iniciação ao Trabalho em uma Perspectiva de Inclusão Social a partir de importantes reflexões sobre o início prematuro do ingresso dos jovens no mercado de trabalho, e sobre a importância dos estudos sobre os conceitos de identidade de trabalho que considerem não apenas o cenário contemporâneo, mas também que leve em consideração as implicações do contexto produtivo atual. A partir disso, surge então este projeto, que vai se propor a disponibilizar aos jovens um espaço em que eles possam discutir sobre seu papel profissional e que possibilite reflexões sobre o significado do trabalho e do projeto de vida.

Um dos principais motivadores para a criação do Projeto foi provocado a partir das leis que criam espaço para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Principalmente a Lei da Aprendizagem no 10.097 / 2.000 que vai incentivar os programas de iniciação ao trabalho no Brasil, sendo estes realizados sob nome Aprendiz Legal e o Decreto no 5.598¹/ 2.005.

O projeto tem como objetivos construir parcerias entre academia, empresa e sociedade e Estado, que consolide programas voltados para o jovem na iniciação de trabalho; propiciar o desenvolvimento pessoal e interpessoal através de vivências grupais; promover pesquisas com o intuito de contribuir para a ampliação dos estudos e intervenções nesse campo das relações sociais, do trabalho e das organizações sociais; maior abrangência na formação do psicólogo a partir do desenvolvimento de grupos de estudo, supervisão, realização de cursos e eventos sobre o tema.

A metodologia utilizada no Projeto é a Concepção Psicossocial Integrada (Ayres, 2012), base nos estudos teóricos sobre grupos (Lane, 1989; Ayres, 2012), que dispõe de uma perspectiva participativa, implicando que jovens têm algo a “dizer” e a “fazer”. O Projeto propõe o Desenvolvimento pessoal e interpessoal. Além disso, utiliza-se do Ciclo Vivencial de Aprendizagem (Moscovici, 1991), considerando que o conhecimento emerge do próprio indivíduo, ou seja, o processo de aprendizagem parte de dentro para fora, e da Pesquisa-ação (Thiollent, 1997, 2004; El Andaloussi, 2004), implicando que todo conhecimento produzido parte de uma prática.

O Projeto se dá em etapas:
1a – Construção de parcerias
2a – Apresentação do Projeto e da proposta
3a – Desenvolvimento das atividades:
– Pesquisa/questionário: perfil do jovem e a representação social do trabalho
– Realização de Oficinas baseada em uma perspectiva participativa, que promove um espaço de troca entre os jovens, afim de facilitar o autoconhecimento, proporcionar discussões e reflexões sobre: o mundo atual do trabalho, o exercício do papel profissional e construção de um plano de ação.
4a – Orientação de um plano de ação individual e após um certo período oferta-se uma outra oficina de avaliação e acompanhamento.

O Projeto é um espaço de encontro, de apoio socioemocional, para vivência do sentimento de inclusão social ao compartilhar de experiências acerca do mundo do trabalho, suas exigências e desafios e repensar seu projeto de vida. Nele, há possibilidade de discussão de caminhos e escolhas, propiciando a expressão e a exploração de expectativas e o levantamento das potencialidades, consolidado nos planos de ação individuais. Além disso, possibilita para estudantes do Instituto de Psicologia qualificação e ampliação da formação, vivenciando o papel de facilitador de grupo.

1 Estabelece o Programa Jovem Aprendiz e determina que todas as empresas de médio e de grande porte são
obrigadas a contratar pessoas com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência sem limite de idade.

REFERÊNCIAS:
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